sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dicas para a Internet - Instalação de programas (Parte 1)

Estou escrevendo esse artigo pois sempre que vejo o computador de alguém que não tem muita experiência com Internet, está cheio de programas estranhos, barras de ferramentas e outras coisas, baixadas muitas vezes sem saber ao se instalar algum programa de internet. Sempre dou umas dicas para a pessoa, de como evitar isso, então achei melhor unir essas dicas nesse artigo. A idéia original era escrever um artigo com várias dicas, mas a primeira delas já ficou grande o suficiente para um artigo sozinho, então acho que vou escrever uma série de artigos, fica mais fácil de ler do que tudo acumulado em um só.

Essa ainda não é uma tentativa de ressuscitar meu blog. Este costumava ser um blog de programação que tentei fazer. Não passou de umas poucas postagens, mas pretendo retomá-lo algum dia. Estou usando ele apenas por ser uma ferramenta mais adequada para distribuir esse artigo. Pelo menos é melhor que passar um arquivo do PowerPoint, não?

A primeira dica diz respeito à instalação de programas gratuitos baixados da Internet. A maioria desses programas são gratuitos porque estão associados a algum patrocinador, que instala junto com os programas alguma barra de ferramenta ou até mesmo muda a página de busca do navegador. Essas modificações são opcionais, mas estão marcadas por padrão, ou seja, se o usuário não desmarcar, serão instaladas.

Para dar um exemplo, baixei um programa chamado "aTube Catcher". É um programa que baixa um vídeo do Youtube para um arquivo no seu computador. O programa até é bom, mas é preciso tomar cuidado ao instalar. Logo nas primeiras telas do instalador aparece isso:




Como você pode ver, o programa oferece duas "opções de instação", mas na verdade a primeira instala um desses programinhas que citei. Veja o que diz o texto, traduzido para o português:

Instalação padrão
Iminent - Faça o download de milhares de smileys divertidos, animações e jogos para redes sociais e programas de mensagem instantânea. Personalize sua HomePage com o "Iminent SearchTheWeb". Obtenha novos conteúdos semanais graças à publicidade nas páginas que você navega."
Ou seja, esse programa muda sua HomePage (A página que abre quando você inicia seu navegador), muda a página de pesquisa, de forma que quando você usar a função de pesquisa do navegador, ao invés de pesquisar no google, irá pesquisar no site deles. E ainda adiciona uma barra de ferramentas que ficará mostrando propaganda para você. Nem preciso dizer que é melhor não instalar essa opção. Clique no botão "Custom Installation" (Instalação personalizada) então, e foi isso que me apareceu:

Não irei traduzir cada opção, mas as opções são o que foi dito no texto anterior: Instalar a toolbar, mudar a página inicial e mudar o mecanismo de pesquisa. Desmarquei todas as opções. O programa ainda me mostra mais uma tela de confirmação (Esse programa é chato, hein? ) :
O que a mensagem diz é, em uma tradução bem meia boca, que o "Iminent Toolbar" é um aplicativo muito legal .. bla bla. " O Importante é a última mensagem: "Click OK to install the Iminent Toolbar", ou seja, se você clicar em OK, IRÁ instalar a Toolbar. Cliquei em Cancelar.

Achei que tinha terminado, e finalmente ia instalar o programa que eu queria, mas qual foi a minha surpresa quando me aparece outra tela:



Não sei falar Italiano, mas acredito que é só desmarcar a opção que marquei em vermelho para não instalar esse programa também.

Depois que desmarquei esse, parece que finalmente instalou o programa que eu queria. Começou a copiar os arquivos e instalar...Oops, Mais uma :


Bom, nem preciso dizer, né? Demarque tudo. Em seguida apareceu mais uma tela, mas não vou colocar aqui, o procedimento é o mesmo, desmarque todas as opções.

Viram? Se eu não tivesse me atentado, ia instalar uma batelada de programas indesejados no meu computador. Esses programas não são vírus, mas também não servem pra nada, e podem deixar seu computador mais lento, além de ficar mostrando um monte de propagando inútil. Sinceramente, a minha vontade era de desistir de instalar o programa, já estava me enchendo.

A mensagem final é: você até pode baixar programas e instalá-los, mas cuidado ao instalar. Fique de olho nessas opções. Se você não sabe inglês, é só desmarcar as opções , principalmente se tiverem a palavra "toolbar" nelas. Pergunte a alguém que saiba, ou até mesmo use o Google translator.

No próximo artigo vou mostrar como identificar se esses programas já estão instalados no seu computador, e como removê-los.


Um comentário:

Taborda disse...

Esse programa deve ser o top dos que instalam programas indesejados.