sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Breakpoints Avançados

O tradicional Breakpoint, usado para interromper a execução do sistema e permitir a depuração do sistema possui algumas opções que podem ajudar bastante.

Você já teve que depurar algum loop e ficar apertando F10 até chegar na iteração que está dando problema? Você pode configurar o breakpoint para interromper a execução somente na n-ésima vez que passar por ele. Para isso, clique com o botão direito em um breakpoint existente (Clique na bolinha vermelha) e vá em "Hit Count...". Existem algumas opções para parada, uma pra parar quando o número de passados pelo breakpoint atingir um determinado valor ou for múltiplo de um determinado número , por exemplo.

Outra opção interessante é "Condition..." , acessada do mesmo popup menu, que permite que estabeleça um condição para que o Breakpoint pare. Você pode, por exemplo, fazer com que o breakpoint pare quando um totalizador atingir determinado valor, colocando uma expressão como "total > 100". A idéia é que se a expressão que você colocar for True, o Breakpoint será interrompido.

Nenhum comentário: