quinta-feira, 3 de maio de 2007

Começando em .Net e C#

Desculpem pela demora na postagem, as coisas estão meio corridas pra mim ultimamente.

De vez em quando vejo emails em listas de discussão, ou mesmo alguém me pergunta como começar no .Net . Resolvi então colocar algumas instruções .

Em primeiro lugar, o .Net fornece uma estrutura para o desenvolvimento e execução de aplicações gerenciadas. Gerenciada porque durante a execução da aplicação, o framework controla alguns recursos que a aplicação utiliza, como conexão com o banco de dados e memória utilizada.

Aplicações para esse framework podem ser criadas em diversas linguagens, sendo as principais, que são suportadas pela Microsoft são o C# e o VB.Net. A diferença entre essas duas linguagens é apenas na sintaxe. Todos os recursos do Framework estão disponíveis para qualquer linguagem, então escolha a que melhor agradar. Minha sugestão, aprenda as duas. Não é algo difícil, afinal a base é a mesma, e você terá muito mais flexibilidade profissionalmente.

O Importante então, é aprender o framework, sua estrutua principal.

Um bom lugar pra começar é Programa Desenvolvedor 5 estrelas. Esse programa consiste em uma série de treinamentos, na forma de apresentações com narração, que você pode baixar e estudar. São 3 estrelas principais (as duas últimas se referem à certificação). Cada nível possui um grau diferente de dificuldade e possuem provas online para se certificar que você assimilou o conteúdo do nível (não vale colar, hein :) ) . Acho que não preciso dizer que o ideal é começar do nível 1, e quando tiver dominado os conceitos apresentados, partir para o nível seguinte.
Endereço : http://www.msdnbrasil.com.br/cinco_estrelas/#Treinamento

Depois de ter estudado o programa acima, dê uma olhada no link abaixo, que possui alguns tutoriais interessantes para quem está começando. Ou mesmo para quem já conhece alguma coisa e quer saber algo mais sobre Datagrids, por exemplo.
Endereço : http://www.microsoft.com/brasil/msdn/Tutoriais/default.mspx

Quando estiver um pouco mais experientes, dê uma olhada nos Webcasts da microsoft. Para quem não sabe, webcast é uma apresentação online, onde você além de assitir a apresentação de slides, ouve o apresentador falando e, pelo menos em alguns casos, pode fazer perguntas a ele. Além disso, depois da realização do webcast, você pode fazer o download da apresentação para assistir depois . Claro que nesse caso não vai conseguir perguntar, a não ser que mande um email pro cara. :)
Endereço : http://www.microsoft.com/brasil/msdn/Eventos/Webcasts.mspx

Bom, é isso. Claro que há muito mais material disponível, mas com esses já dá para ser introduzido (sem duplo sentido, por favor) no mundo .Net. É importante que durante seu estudo, na medida do possível, você ponha a mão na massa. Crie programas que apliquem o que você estudou, assim irá fixar e aprender bem melhor.

E sempre haverá o Google ;)
Endereço: Precisa? Tá bom : http://www.google.com.br

Nenhum comentário: