quarta-feira, 28 de março de 2007

Windows Vista: A missão.

Recentemente comprei o Windows Vista Home Premium para o meu computador de casa. Como sou desenvolvedor, claro que vou querer programar nele também. Então, conforme for avançando vou postando aqui os problemas que forem ocorrendo e como solucionei ou porque ainda não encontrei uma solução, para ajudar quem queira usar o Vista e enfrente problemas semelhantes.

Visual Studio
Depois de instalar o Vista, instalei o Visual Studio 2005. O próprio Vista me informou que há um problema de compatibilidade com o Visual Studio 2005 e que seria necessário baixar um service pack. Ainda não baixei o service pack, e o VS parece estar funcionando. Porém, até agora só desenvolvi um console application de teste, ainda não criei uma aplicação Asp.Net pra ver como se comporta. De acordo como uma pesquisa rápida que fiz na internet, o VS 2003 não é suportado pelo Vista :( . Agora, não sei se o "não é suportado" significa "esquece, não funciona mesmo, meu filho" ou "Funcionar até funciona, mas não nos responsabilizamos nem garantimos nada". Posteriormente vou tentar instalar o 2003 , então postarei os resultados.

IIS
O ISS não vem instalado por padrão, mas pelo menos a partir da versão Home Premium o IIS 7 vem disponível no disco de instalação, é só adicionar. Não sei se está disponível na versão Home Basic, e provável que não. Durante a instalação, você escolhe o que vai querer rodar no IIS: Asp, Asp.Net, CGI etc. Escolhi Asp e Asp.Net e a instalação concluiu numa boa. Acredito que nem será necessário o famoso aspnet_regiis.exe para registrar o Asp.Net no iis.

Um comentário:

Anônimo disse...

e ai Márlon blz...
então brother to querendo instalar o vs2005 no vista started, tipo vc já tentou isto? vc tem alguma dica?